Campanha “Faça você mesmo”
-
Gostaria de utilizar este espaço em defesa dos blogs que tem conteúdo próprio, em detrimento daqueles que usam conteúdos de terceiros. Inclusive, não entendo por que estes blogs sempre estão na home do WordPress. É isso que a plataforma valoriza? Reprodução de conteúdo?
O mesmo vale para blogs que parecem uma coletânea de e-mails encaminhados, aqueles que lotam a caixa de entrada de todos nós diariamente.
O blog que eu preciso de ajuda é (visível apenas para usuários que efetuaram login).
-
Pelo contrário!
Se um blog é majoritariamente formado por textos recortados e copiados, sem a devida autorização do autor original, certamente que não atende aos Termos de Uso do WordPress.com, pelo que, antes de mais nada, necessário um esclarecimento.
O WordPress.com é um serviço que disponibiliza gratuitamente a hospedagem para blogues, utilizando a plataforma de mesmo nome, disponível gratuitamente em WordPress.org.
Uma vez optando por se utilizar deste serviço, você aceitou e declarou conhecimento dos termos de sua utilização.
Um deles, justamente àquele infringido por blogs que fazem isso (scraper blogs), diz que os blogs não podem ser mantidos com conteúdo recortado de outras fontes, e republicado sem autorização, como parece ser o caso de sua indignação – com a qual concordo.
Assim, meras reproduções integrais (ou não) de publicações já disponíveis pela internet – sem qualquer conteúdo autoral, autorização do autor ou indicação de fonte (em caso de citação), não são permitidas.
Assim, hipoteticamente, este blog, se enquadraria na categoria de “Scraper blogs”, sendo, portanto, não muito adequado ao WordPress.com.
Os blogs do dia (a lista de blogs) são classificados automaticamente, e, embora haja filtros também automáticos para se evitar que isso aconteça – especialmente quanto a conteúdo pirateado, por vezes alguns blogs “passam” a fazer parte da lista.
O que você, como usuário, pode fazer, neste caso, é denunciar o blog infrator, apontando a página da cópia e o conteúdo original, utilizando sua barra superior do WordPress.com, após devidamente logado, em Informações = > notificar SPAM.
No caso, aponte o “scraper blog”.
Assim, embora eu não fale pela empresa, sou só moderador do Fórum, a impressão que tenho por minha experiência é que, ao contrário de alguns locais que hospedam blogs por aí, o WordPress valoriza muito, duas características: a criação original e a qualidade de conteúdo.
Grande abraço
-
- O tópico ‘Campanha “Faça você mesmo”’ está fechado para novas respostas.