Estatísticas

Olá. Gostaria de saber se nos últimos o WordPress está barrando a visita de robôs nas estatísticas. Tenho notado um aumento de visitas vindas dos Estados Unidos, no entanto, meu blog é escrito em português com um tema que talvez não seja tão interessante ao público de lá.

O blog que eu preciso de ajuda é (visível apenas para usuários que efetuaram login).

• Boa tarde!

É possível ver como as estatísticas do WordPress.com são geradas nesse link:

Jetpack Stats

Olá. Em maio último, abri um tópico sobre estatísticas. Segue seu texto abaixo:

Olá. Gostaria de saber se nos últimos o WordPress está barrando a visita de robôs nas estatísticas. Tenho notado um aumento de visitas vindas dos Estados Unidos, no entanto, meu blog é escrito em português com um tema que talvez não seja tão interessante ao público de lá.
    .
    O blog que eu preciso de ajuda é radioamantes.wordpress.com.

*

Recebi como resposta um link explicando o funcionamento do sistema de estatísticas. Lamento, mas a simples leitura do tópico não me ajudou. Vou tentar explicar de forma mais detalhada

Sigo com a suspeita de que este site está contabilizando visitas de robôs. Percebo isso quando noto que posts multimídia antigos aparecem com números expressivos de vizualizações. Em geral, são que tem players com conteúdo do YouTube. Isso aconteceu em vários dias, mas deixo como exemplo o dia 14 de julho.

Outro dado que reforça meu pensamento é os Estados Unidos aparecem no topo da lista de visitações. E meu blog é todo em português.

Fico à disposição para qualquer esclarecimento

É isso.

• O WordPress.com não bloqueia acessos seja de usuários reais ou robôs.

Vale citar que há alguns sites estrangeiros fazendo referência ao seu site. Caso você queira marcá-los como spam, siga esses passos:

Jetpack Stats

Boa tarde, se estes robôs existem, eles não aparecem nos referenciadores, pelo menos ao meu ver.

Não tenho como mandar print, mas tem na lista:

WordPress Android
    Sites de Busca
    Facebook
    Twitter
    Google News
    radioamantes-wordpress-com.cdn.ampprojetct
    htforum
    mundodoradio.org
    knewin
    Wikipedia

Tirando as redes sociais e o Wikipedia, qual deles se enquadraria em spam?

• Essa é uma pergunta que você mesmo deveria responder já que acredita que há acessos em seu site que não deveriam estar sendo contados. Por aqui, qualquer site que adicione um link para seu site é algo válido.

Rafael, a minha pergunta foi com base na sua penúltima mensagem:

“Vale citar que há alguns sites estrangeiros fazendo referência ao seu site”.

Quais seriam então? Você, representando o Word Press, que me disso e creio que você poderia me esclarecer.

Insisto na minha suspeita de que as estatísticas estão contabilizando as vistas de robôs de qualquer espécie. Creio também que o WP, infelizmente, não está atento para isso.

Adendo: em novembro de 2013, reportei o mesmo problema.

https://en.forums.wordpress.com/topic/visitors-17/?replies=1

Na resposta, veio essa informação:

“If there’s a particular bot causing big stats spikes, we can look into it.”

Não há ao menos como investigar isso desta vez? Lembro que na ocasião, não tive mais esse tipo de problema, pelo menos até agora.

• Rafael, a minha pergunta foi com base na sua penúltima mensagem:

“Vale citar que há alguns sites estrangeiros fazendo referência ao seu site”.

Quais seriam então? Você, representando o Word Press, que me disso e creio que você poderia me esclarecer.

@rbrocanelli
    , isso foi apenas para esclarecer por que há visitas em vindas de fora do Brasil em seu site. Ao acessar Referências e selecionar um período um pouco maior, como 30 dias por exemplo, você verá diversos sites que não são do Brasil:

https://wordpress.com/stats/day/referrers/radioamantes.wordpress.com?startDate=2018-08-03&summarize=1&num=30

Se quiser parar de receber visitas deles, basta clicar no menu de três pontos e selecionar a opção Spam, conforme informado no guia que enviei anteriormente.

Adendo: em novembro de 2013, reportei o mesmo problema.

Desde 2013, vários novos recursos foram adicionados ao WordPress.com, inclusive esse que mencionei de reportar uma determinada referência como Spam.

Já examinei as estatísticas de seu site diversas vezes desde que esse tópico foi aberto e não encontrei nada de errado nas visitas recebidas, por essa razão recomendei que você mesmo desse uma olhada nas referências de seu site e, caso ache algo errado em sua opinião, clique em Spam.

Vale lembrar que, caso você esteja preocupado com essas visitas devido a monetização de seu site, o domínio radioamantes.wordpress.com não está usando o WordAds, já que é necessário ter um domínio personalizado no site para tal.

Caso queira se inscrever no WordAds, adicione um domínio sem o final .wordpress.com ao seu site em Meu site > Domínios > Adicionar e depois se inscreva nesse link:

Apply for WordAds

@rbrocanelli, isso foi apenas para esclarecer por que há visitas em vindas de fora do Brasil em seu site. Ao acessar Referências e selecionar um período um pouco maior, como 30 dias por exemplo, você verá diversos sites que não são do Brasil.

staff-bassist, desculpe, mas você está me dizendo o óbvio. O que eu estou reportando é que as visitas vindas dos EUA estão em muito maior número, suplantando até as do Brasil. Meu blog é em língua portuguesa. Duvido que eu esteja atraindo a atenção de leitores norte-americanos com um tema tão específico.

Imagino que tenha um bot por aí que vocês ainda não identificaram, o que de certa forma é normal, uma vez que eles estão sempre se modernizando.

Para não ficar cansativo para mim, pergunto se esta é a única instância para esse tipo de reclamação? Grato.

• Olá,

O que eu estou reportando é que as visitas vindas dos EUA estão em muito maior número, suplantando até as do Brasil. Meu blog é em língua portuguesa. Duvido que eu esteja atraindo a atenção de leitores norte-americanos com um tema tão específico. Imagino que tenha um bot por aí que vocês ainda não identificaram, o que de certa forma é normal, uma vez que eles estão sempre se modernizando.

Por tudo que investigamos até aqui, não há nenhuma evidência que o tráfego em questão tenha sido gerado por bots. Como o WordPress.com também tem uma rede de anúncios (WordAds) em que tráfego não-orgânico é considerado fraude, nossa ferramenta de Estatísticas já é treinada para identificar acessos feitos por bot automaticamente.

Tráfego gerado não-organicamente é sempre na casa das dezenas de milhares de visitas por dia, o que não é o caso do seu site. Os Estados Unidos também não são um país conhecido por ser origem de tráfego de bots. Na maiorira dos casos, esse tipo de tráfego vem da Rússia, países do Leste Europeu, e países do Sudeste Asiático.

Outro ponto importante é que boa parte do tráfego do seu site vem de mecanismos de busca, sendo que google.com (sem o .br) é um dos maiores referenciadores.

Além disso, a informação sobre País de Origem do tráfego é sempre feita sobre estimativa com base no IP de acesso, que pode ser influenciado pela maneira como a conexão do leitor está configurada.

> Para não ficar cansativo para mim, pergunto se esta é a única instância para esse tipo de reclamação? Grato.

Sim. Todas as pessoas que responderam seu tópico aqui são Happiness Engineers do WordPress.com, responsáveis tanto pelo suporte de usuários pagantes, quanto gratuitos como você. Independente de como você entrasse em contato, você receberia a mesma resposta.

• O tópico ‘Estatísticas’ está fechado para novas respostas.