Este domínio já está mapeado para um site do WordPress.com
-
Olá pessoal, tudo bem?
Hoje (12/8/2019) criei uma conta no WordPress.com para começar a explorar suas funcionalidades e, quem sabe, futuramente ter um local para postar mais profissionalmente.
Só que quando chegou na etapa “Crie um endereço para seu site”, para ficar uma coisa bem pessoal tentei criar um que seria exatamente meu nome+sobrenomes completos, separados por pontos (rodrigo.marassa.ojeda), porém recebi a mensagem “Este domínio já está mapeado para um site do WordPress.com”.
Ao acessar o endereço”http://rodrigo.marassa.ojeda.wordpress.com/” reparei que é um blog que não é atualizado desde o início de 2010 (e não foi criado por mim). Gostaria de saber se há como liberar este endereço para meu uso (sim, já vi em outros posts que só é possível liberar um endereço para uso quando o site é deletado, mas nesse caso trata-se do meu próprio nome completo!).
Como trata-se exatamente dos meus próprios nome e sobrenomes “ipsis literis”, ou seja, minha própria identidade pessoal, há como reivindicar o direito de uso desse endereço? Seria muito interessante se eu pudesse utilizar esse endereço, pois já faço uso desse padrão em meu e-mail, por exemplo. Se for preciso, posso encaminhar comprovação de identidade para validar minha solicitação.
Agradeço desde já pelo apoio.
Abraço,
Rodrigo Marassá Ojeda -
Olá Rodrigo,
Como o site que você se refere ainda está ativo, não é possível reutilizar aquele endereço. Seria necessário que o outro usuário transferisse a titularidade do site para a sua conta.
Sugerimos então que você use um endereço similar ou adicione um endereço customizado, com extensão .com ou .blog por exemplo.
-
Oi Carina, grato pelo retorno.
O que me preocupa é que aquele usuário está literalmente usando meu nome, minha identidade. A não ser que ele também se chame Rodrigo Marassá Ojeda (o que é pouco provável, mas não impossível), ele está roubando minha identidade!
Por isso volto a perguntar: há alguma outra medida que possa ser tomada? Há como solicitar diretamente a ele que devolva o endereço (caso ele não comprove ter o exato mesmo nome que eu tenho). Se eu me chamasse João da Silva tudo bem, é um nome comum. Mas as chances de existir outra pessoa com o mesmo nome que o meu são pequenas…
Acredito até mesmo que casos como esse devessem gerar uma reflexão por parte do WordPress.com. A referida página está sem atividade há quase 10 anos, ocupando espaço/recursos (além do meu nome, claro)… Não seria interessante implementar alguma política de inatividade, algo como “se o usuário não fizer login em sua conta ao menos uma vez por ano e/ou não atualizar seu blog neste mesmo período, ele será desabilitado…”
Um abraço,
Rodrigo Marassá Ojeda -
Olá,
O que me preocupa é que aquele usuário está literalmente usando meu nome, minha identidade. A não ser que ele também se chame Rodrigo Marassá Ojeda (o que é pouco provável, mas não impossível), ele está roubando minha identidade!
Por isso volto a perguntar: há alguma outra medida que possa ser tomada?
Você pode reportar o conteúdo do site, para que a equipe responsável analise esta questão do nome. Você pode encontrar esta opção no menu no canto inferior direito do site, como mostra no exemplo abaixo:

Acredito até mesmo que casos como esse devessem gerar uma reflexão por parte do WordPress.com. A referida página está sem atividade há quase 10 anos, ocupando espaço/recursos
Independente da utilização do site, ele é sempre propriedade do próprio usuário. A exclusão de um site é realizada somente por requisição do próprio usuário, visto que ele é dono do site e de seu conteúdo.
-
Carina, novamente agradeço seus esclarecimentos e apoio.
Vou seguir sua recomendação.
Muito obrigado!
-
Veja só que interessante.
Segui o conselho e tentei reportar este site, mas acabei de me dar conta de uma coisa que pode ser uma espécie de erro da plataforma.
Vamos por partes…
Estava tentando fazer a denúncia do http://rodrigo.marassa.ojeda.wordpress.com/. Entrei nesse endereço, cliquei na opção da barrinha conforme a orientação, só que quando abre a janela da denúncia aparece a mensagem “You are reporting the following web address: https://ojeda.wordpress.com”. Daí acessei o “ojeda.wordpress.com” e ele tem o mesmo conteúdo, é a mesma coisa, só que abre em https corretamente.
Então dentro do próprio http://rodrigo.marassa.ojeda.wordpress.com/ comecei a passar o ponteiro do mouse sobre todos os links e todos apontam só para “ojeda.wordpress.com” e não “rodrigo.marassa.ojeda.wordpress.com”.
Testei abrir outras tantas variações, como “teste.ojeda.wordpress.com”, “xyz.ojeda.wordpress.com” “teste.teste.ojeda.wordpress.com”, “teste.xyz.ojeda.wordpress.com”, “http://teste1.teste2.ojeda.wordpress.com/” e todos abriam sempre o mesmo site.
Ou seja, acredito que o WordPress.com não suporte corretamente esse tipo de nomenclatura/domínio com nomes separados por pontos… ele desconsidera tudo que vem antes de um ponto, deve tratar como se fosse um subdomínio ou algo assim e simplesmente exibe o conteúdo do site que vem depois do “.”.
Considero isso uma falha. No momento em que tentei criar o domínio “rodrigo.marassa.ojeda.wordpress.com” o correto seria a plataforma ter me avisado que não é permitido usar os pontos no nome de domínio ou algo assim. Ao invés disso, me informou que o domínio já está ocupado, me induzindo ao erro, me fazendo acreditar num primeiro momento que o nome todo “rodrigo.marassa.ojeda.wordpress.com” estivesse em uso, quando na verdade só o “ojeda.wordpress.com” está ocupado.
Não seria isso um erro de como a plataforma gerencia/entende os nomes que designamos aos domínios (desconsiderando tudo que veio antes do “ojeda”, nesse caso?
Fica a sugestão para revisão e ajuste dessa questão.
Abraço,
Rodrigo -
Olá Rodrigo,
Não seria isso um erro de como a plataforma gerencia/entende os nomes que designamos aos domínios (desconsiderando tudo que veio antes do “ojeda”, nesse caso?
No caso deste site, é assim mesmo que funciona. Hoje em dia você não consegue mais criar um site em um endereço com os pontos, mas mesmo assim ele acusa que o endereço já está em uso, pois está atrelado ao endereço original “ojeda.wordpress.com”.
Você pode denunciar este endereço mesmo, que então a equipe responsável irá analisar.
-
Olá Rodrigo,
Ao revisar esta situação, gostaria de fazer alguns esclarecimentos ao que pode ter sido um equívoco meu nas minhas respostas.
Na verdade o site que você se refere, com o endereço “rodrigo.marassa.ojeda.wordpress.com”, é de fato o site em “ojeda.wordpress.com”. Não existe um site com o endereço “rodrigo.marassa.ojeda.wordpress.com”, pois não tem como criar desta forma.
O nome deste usuário não é “rodrigo.marassa.ojeda”, o site dele é somente “ojeda.wordpress.com” mesmo. Qualquer coisa que você adicionar antes do “ojeda” e com um ponto vai carregar este mesmo site, pois é como estes domínios são configurados. Ou seja, este usuário não está usando o seu nome, o site dele consta somente “ojeda” no endereço.
Quando você pesquisa pelo endereço “rodrigo.marassa.ojeda.wordpress.com” vai alertar que já existe porque a parte final do endereço já está em uso, “ojeda.wordpress.com”, e o WordPress não faz diferenciação de endereço com todos estes pontos. Neste caso, não tem nenhuma situação de roubo de identidade aqui.
Domínios não funcionam com pontos, quando você adiciona um ponto em um domínio ele cria o que chamamos de subdomínio, e por isso acontece esse redirecionamento que você presenciou. O endereço gratuito do WordPress.com só pode incluir números e letras, mas em um domínio customizado você pode usar hífens, neste caso você poderia registrar algo como “rodrigo-marassa-ojeda.com” por exemplo.
Espero que isso tenha esclarecido melhor esta situação, desculpe pela confusão. Qualquer outra dúvida estamos à disposição.
-
Carina, mais uma vez te agradeço pelo apoio, atenção e pelos esclarecimentos muito bem detalhados.
Realmente, ao fazer os testes mencionados em post anterior, me dei conta dessa questão do domínio com pontos não funcionar da forma como eu imaginei inicialmente.
Por isso já me tranquilizei, pois não havia problema, não estavam usando meu nome/identidade.
Inicialmente acho que vou criar o endereço com os nomes corridos mesmo, pois vou começar com a versão free.
Um abraço,
Rodrigo -
Legal Rodrigo,
Fico feliz em saber que está tudo certo agora. :)
Caso tenha alguma outra coisa que a gente possa te ajudar, estamos à disposição! Abraço!
- O tópico ‘Este domínio já está mapeado para um site do WordPress.com’ está fechado para novas respostas.