Ferramenta de Monitoramento de Comentários

Olá galera!
    Vi hoje uma matéria na tv sobre um blogueiro que está sendo processado devido a um comentário de um visitante em seu blog. O rapaz recebeu uma multa de R$20.000,00 reais, e fiquei super preocupada, pois sou novata e ainda não instalei nenhuma ferramenta de monitoramento de comentários em 2 blogs que criei no wordpress.
    Tenho certeza que muitos outros blogueiros iniciantes como eu também ficaram bastante interessados nesse tópico.
    Como podemos nos proteger dessa situação?

O blog que eu preciso de ajuda é (visível apenas para usuários que efetuaram login).

Olá,

Embora eu não conheça o caso concreto, nem mesmo tenha tido a oportunidade de ler a referida decisão, aparentemente o MM. Juiz que decidiu a causa entendeu que o autor do blog responde solidariamente pelos comentários de terceiros, publicados em seu site.

E, mesmo que se viesse a alegar que o comentário fora publicado diretamente, sem a moderação, a compreensão do magistrado deve ter sido no sentido de que o dono do blog “assumiu o risco consciente” de publicação inadequadas, no momento em que deixou de moderar o conteúdo dos comentários.

Embora eu discorde um pouco de tal interpretação, é plenamente respeitável e encontra embasamento considerável na legislação atual.

Uma maneira de se resguardar, em casos desta natureza, poderia ser a publicação de um esclarecimento na barra lateral do blogue de que:

As opiniões expressas nos comentários não refletem, necessariamente, a posição do autor.

Porém, a forma que acredito seja a mais segura, é a moderação integral de todos os comentários, coisa que faço há muito tempo, e que, embora se constitua em um árduo trabalho, vale muito à pena.