Ferramenta de Monitoramento de Comentários

Olá galera!
    Vi hoje uma matéria na tv sobre um blogueiro que está sendo processado devido a um comentário de um visitante em seu blog. O rapaz recebeu uma multa de R$20.000,00 reais, e fiquei super preocupada, pois sou novata e ainda não instalei nenhuma ferramenta de monitoramento de comentários em 2 blogs que criei no wordpress.
    Tenho certeza que muitos outros blogueiros iniciantes como eu também ficaram bastante interessados nesse tópico.
    Como podemos nos proteger dessa situação?

O blog que eu preciso de ajuda é (visível apenas para usuários que efetuaram login).

Olá,

Embora eu não conheça o caso concreto, nem mesmo tenha tido a oportunidade de ler a referida decisão, aparentemente o MM. Juiz que decidiu a causa entendeu que o autor do blog responde solidariamente pelos comentários de terceiros, publicados em seu site.

E, mesmo que se viesse a alegar que o comentário fora publicado diretamente, sem a moderação, a compreensão do magistrado deve ter sido no sentido de que o dono do blog “assumiu o risco consciente” de publicação inadequadas, no momento em que deixou de moderar o conteúdo dos comentários.

Embora eu discorde um pouco de tal interpretação, é plenamente respeitável e encontra embasamento considerável na legislação atual.

Uma maneira de se resguardar, em casos desta natureza, poderia ser a publicação de um esclarecimento na barra lateral do blogue de que:

As opiniões expressas nos comentários não refletem, necessariamente, a posição do autor.

Porém, a forma que acredito seja a mais segura, é a moderação integral de todos os comentários, coisa que faço há muito tempo, e que, embora se constitua em um árduo trabalho, vale muito à pena.

Esclareço que modero todos os comentários de meu blogue não por “medo” de algo semelhante acontecer comigo, mas pela simples razão de “preservar” meus leitores de algumas idiotices que são diariamente publicadas (SPAMs, palavras ofensivas, comentários de natureza sexual, etc.).

Quanto à moderação de comentários propriamente dita, por favor, leia o tópico “Discussion Settings”, especialmente os itens Before a comment appears e Comment Moderation.

Acredito que aí estão as respostas para o que procura.

Assista também ao vídeo “Moderating your recent comments from the dashboard”, do WordPress.tv.

abraços ; )

• O tópico ‘Ferramenta de Monitoramento de Comentários’ está fechado para novas respostas.