Novo Editor do WordPress não motiva o uso devido a (sérios) bugs

Tenho um blog no WordPress há quase 10 anos e gosto de testar todos os tipos de ferramenta que me oferecem, mas se tem uma coisa que nunca funcionou corretamente são os novos editores de texto que são oferecidos.

Há alguns (5 ou 6) anos atrás surgiu um novo editor que passei a usar, mas logo percebi que as coisas que escrevia após serem salvas ganhavam inúmeros caracteres novos, malucos ou sei lá o que dizer e isso me motivou que só utilizasse o editor clássico.

Pois bem, hoje fiz o teste no tal “Editor Visual” e deu no mesmo, mesmos problemas! Só de você abrir o editor o texto salvo já abre com problema. É horrível. Como incentivar alguém a utilizar isso?

Darei um exemplo:

Este abaixo é um trecho de um post que escrevi no editor clássico:

Repare que aí dentro dessa lista existem 2 registros e que agora estão em formato de objeto JSON. Sabendo disso iremos utilizar o método que está logo no começo do post para enviarmos a string JSON ao método abaixo e em seguida o transformar-mos novamente numa lista de objetos Item, que deu origem a esta string JSON.

[sourcecode language="csharp"]

// POST api/<controller>
    public string Post(JObject minhalistadeitens)
    {
    JArray jsonArray = (JArray)minhalistadeitens["listadeitens"];

List novalistadeitens = JsonConvert.DeserializeObject<List>(jsonArray.ToString());

return "ok";
    }

[/sourcecode]

Agora repare o mesmo trecho de código quando aberto neste tal de Editor Visual:

Repare que aí dentro dessa lista existem 2 registros e que agora estão em formato de objeto JSON. Sabendo disso iremos utilizar o método que está logo no começo do post para enviarmos a string JSON ao método abaixo e em seguida o transformar-mos novamente numa lista de objetos Item, que deu origem a esta string JSON.

[sourcecode language="csharp"]

// POST api/<controller>
    public string Post(JObject minhalistadeitens)
    {
    JArray jsonArray = (JArray)minhalistadeitens["listadeitens"];

List novalistadeitens = JsonConvert.DeserializeObject<List>(jsonArray.ToString());

return "ok";
    }

[/sourcecode]

Precisa desenhar?
    Tudo que escrevo em texto simples é preservado, mas quando escrevo algum trecho de linguagem de programação que contenham determinados caracteres a falha é eminente.

Então pessoal fica aqui a informação. Eu já vasculhei a net atrás de um suporte, mas parece não existe. Então por favor! Pelo amor de Deus! Não desativem o editor clássico porque ele é o único que presta.

Obrigado.

O blog que eu preciso de ajuda é (visível apenas para usuários que efetuaram login).

Bem, acabei de fazer o post sobre um problema no editor de texto e percebi que o editor de texto do suporte do WordPress também tem problema. Então minha única forma de conseguir mostrar a vocês este erro de interpretação de caracteres é tirando um print screen da minha tela.

Foto com bug no editor de Texto

Assim que corrigirem gostaria muito de utilizar o novo editor. Obrigado.

• O fórum não tem suporte ao shortcode sourcecode e, no editor novo do WordPress, é necessário usar o bloco de código ao invés de continuar usando um bloco clássico.

Você poderia fazer um teste e usar o bloco de código que é recomendado para esse tipo de conteúdo?

Caríssimo muito obrigado pela resposta.

Fiz o teste o bloco de código no novo editor e salvei um post de rascunho.

Porém dá o mesmo erro.

Olá,

Vejo que você adicionou o bloco Clássico, e não o de Código.

Existe um bloco chamado Código mesmo, este mostrado em https://en.support.wordpress.com/wordpress-editor/blocks/code-block/ .

Você tem razão meu caro, testei aqui com o bloco de código e funcionou, não gerou nenhum caractere estranho após a edição, porém funcionou com ressalvas.

Quando busco o bloco chamado código ele não me traz o “Code” do exemplo, mas sim o SyntaxHighlighter Code, que por concidência é o que já utilizo no editor clássico via código, só que ele não está dando o devido destaque a determinado tipo de código (linguagem).

Segui o exemplo que você mencionou, mas determinar [php] para abertura e [/php] para fechamento não oculta as tags após o texto salvo e também não destaca o tipo de código por linguagem.

Testei também na forma deste exemplo:
    https://en.support.wordpress.com/code/posting-source-code/
    E utilizei para abertura [code language="php"] e para fechamento [/code], mas aí gera uns caracteres html no meio do código e também não funciona.

Testei da forma tradicional como já utilizo abertura e fechamento ([sourcecode language="php"], [/sourcecode]) respectivamente, mas também são gerados uns caracteres de formatação html na tela desagradáveis.

Resumo (minhas impressões sobre o bloco de código disponível do novo editor).

– Realmente ele consegue agrupar código sem gerar caracteres malucos.
    – Não consegui de todas as formas que conheço destacar e realçar sintaxes de linguagens como bash, c sharp, java script assim como neste post que fiz e que pode servir de exemplo para o que estou tentando mostrar.
    – O bloco de código pra mim (até agora) apenas conseguiu organizar meus códigos de forma uniforme.

Visto isso acredito que esteja resolvido porque pelo menos sem caracteres estranhos consigo postar lá. E apesar de um post utilizado neste editor não ser compatível com o editor clássico, peço apenas que mantenham o editor clássico porque é muito importante pra mim o sintax highlighter.

Obrigado a todos pela ajuda.

• O tópico ‘Novo Editor do WordPress não motiva o uso devido a (sérios) bugs’ está fechado para novas respostas.