Problema com exibição de códigos-fonte

Estou tendo um problema sério na exibição de códigos-fonte no meu blog. Estou utilizando o comando [sourcecode], mas quando eu mando publicar, ou mesmo salvar o rascunho, eu perco a formatação do código, e alguns caracteres não são exibidos, como pode ser visto no último post do meu blog: striker07.wordpress.com
    Alguém sabe como eu posso resolver este problema?

O blog que eu preciso de ajuda é (visível apenas para usuários que efetuaram login).

Visitei seu blog, você está utilizando o tema “ChaosTheory”, e, aparentemente, a formatação de seu blog foi “quebrada”, e a barra lateral foi parar no rodapé.

Bem, isto normalmente acontece quando há uma linha “extra” de HTML, em um de seus posts ou em sua barra lateral, “quebrando” o formato do blog.

As instruções de como proceder para arrumar (em inglês) estão neste tópico: “Layout Issues“.

Caso tenha dificuldades em ler o tópico em inglês, ou em resolver o problema, é só avisar por aqui.

Nao se preocupe, tem conserto!

Grande abraço

Quanto ao tema ChaosTheory, o layout dele coloca mesmo as barras laterais na parte de baixo. Na verdade, o meu problema não está no layout do site. Como o blog é sobre programação, por vezes é necessário colocar exemplos de código-fonte. Para isso, eu utilizo a tag [sourcecode]. É aí que está o problema. Por exemplo, ao editar o código, eu coloquei:

Enquanto (Nota < 70) Faça
    Comandos…
    Fim-Enquanto

porém, ao publicar o post, fica:

Enquanto (Nota > 70) Faça
    Comandos…
    Fim-Enquanto

ou seja, ele perde a formatação (identação) e os símbolos <= não aparecem.
    O mais estranho é que isso só começou a acontecer a partir do último post. Nos anteriores, eu não estava tendo este problema.
    Como eu posso resolver isso?

Você tem razão, me desculpe.

Ontem, ao responder sua pergunta, eu havia colocado meu blog com o “preview” do tema ChaosTheory, para verificar a formatação, e não sei por que razão a barra lateral ficou ao lado esquerdo, após o título dos posts e tags.

Mas na configuração normal, o tema “ChaosTheory” tem duas barras laterais localizadas no rodapé, como você colocou.

Com relação ao seu problema com a publicação de códigos, especialmente com a tag “sourcecode”, aparentemente houve recentes mudanças.

Por tal razão, metacaracteres HTML como “menor que”, “maior que” e ” e comercial” são convertidos em HTML antes de o formatador de que código fonte se apodere deles, tornando-os de forma incorrecta.

Este é o problema que está enfrentando – outro dia tive problemas semelhantes para publicar um código no Fórum, e os contornei subindo um arquivo de texto, pelo que me penitencio, pois já poderia ter detectado o erro naquele dia.

Normalmente, eu lhe orientaria a chamar auxílio no suporte.

Porém, o pessoal da equipe da Automattic está, em sua maioria, na reunião anual, na cidade de Quebec, trabalhando em novas funções e extensões para o WordPress.

E por este motivo, o suporte por e-mail está suspenso no período 9 a 19 de Outubro.

Segundo a moderação do Fórum Americano, em resposta a um tópico criado por um usuário com o mesmo problema, a questão teria sido solucionada em 20 de setembro p.p.:
    Html metacharacters in sourcecode“.

Como, aparentemente, a intercorrência persiste, tentarei encaminhar para solução e colocarei aqui o desenrolar da questão.

Apenas me confirme, você usou o editor HTML para publicar estes posts ou o “visual-editor“?

Obrigado

Olá. Utilizei o editor HTML. E, misteriosamente, tentei mais uma vez editar o código e dessa vez funcionou… não perdeu a formatação ou os caracteres…

Muito estranho…

Pois é, segundo informações obtidas no Fórum americano, um dos três servidores que fazem parte da estrutura de hospedagem do WordPress.com, mais precisamente no datacenter localizado na cidade de Dallas, teve uma falha generalizada e simplesmente saiu do ar, apresentando instabilidade desde 10/10/09, anteontem, portanto.

Como contingência, os blogs foram colocados em “modo de leitura” (“read-only” mode), sendo utilizados os outros dois datacenters que integram a estrutura de hospedagem do WordPress.com, para que, enquanto fossem diagnosticados e sanados os problemas da rede, não houvesse maiores prejuízos aos leitores; mantendo, portando, todas as funcionalidades de leitura sem, contudo, pertimtir a edição ou publicação de novos posts ou páginas.

Aparentemente, isto trouxe algumas dificuldades, especialmente com relação à publicação de posts, e pode estar relacionado com os problemas enfrentados por você, uma vez que já foram resolvidos – o que explicaria por que não funcionou naquele dia e agora está tudo em ordem, como narrado.

Caso tenha novos problemas relacionados, peço que, por favor, que volte a descrever o ocorrido, aqui no Fórum.

Obrigado,

• O tópico ‘Problema com exibição de códigos-fonte’ está fechado para novas respostas.