SPAM – Vilão ou camarada?

Olá!
    Meu blog foi alvo de algum software spammer, o qual publica automaticamente um ou dois comentários em um de meus posts.
    O plugin Akismet vem dando conta do recado. Bloqueia todos!
    Entretanto, desde que esta enxurrada de mensagens indesejadas começou (há cerca de três dias, onde de uma hora pra outra passei a receber quase 1500 spams por dia), o tráfego do meu site aumentou consideravelmente. Antes, a estatística do meu site apontava de 60 a 100 visitas por dia, agora, com os spams, beira 600 visitas diárias.

Agora eu pergunto: já que o Akismet está bloqueando com eficiência as mensagens indesejadas, estes spams se tornam bem vindos em decorrência do tráfego que estão gerando, ou podem ser uma ameaça ao meu blog? Será que corro risco de ser penalizado por buscadores ou pelo próprio wordpress?
    Se eles podem me prejudicar, o que posso fazer para me livrar deles?

Obrigado!

Jorge
    Blog LifE – Não há Segredos
    [link removido, o Fórum de Suporte é exclusivo para blogs hospedados no serviço do WordPress.com- dicasinteressantes]

Ao criar este tópico, você não especificou um endereço de blog ou um motivo para a postagem.

This support forum is for blogs hosted at WordPress.com. If your question is about a self-hosted WordPress blog then you’ll find help at the WordPress.org forums.

If you don’t understand the difference between WordPress.com and WordPress.org, you may find this information helpful.

If you forgot to include a link to your blog, you can reply and include it below. It’ll help people to answer your question.

This is an automated message.

Este fórum de suporte é destinado aos blogs alojados em WordPress.com.

Se o seu blog está alojado noutro servidor ou serviço de alojamento deverá procurar ajuda nos Fórums do WordPress.org e não aqui.

Se não percebe a diferença entre ambos pode ser que esta informação lhe seja útil.

De qualquer maneira, dado o título do tópico e gravidade do assunto (que também atinge, por óbvio, blogs hospedados no WordPress.com), necessário abrir uma exceção e prestar alguns esclarecimentos.

Seu comentário revela desconhecimento, em diversos aspectos importantes.

Os comentários SPAMS são gerados por ferramentas robôs, e consomem recursos preciosos de processamento do servidor que hospeda o seu blog.

Sim, são barrados pelo askimet, cujo desenvolvimento também consome recursos pessoais e materiais, e cujo funcionamento idem; tudo para livrar os blogs que utilizam a plataforma de publicação do WordPress de uma propaganda não-solicitada (quando não de links que indicam páginas maliciosas e vírus), que quer pegar uma “carona” na estrutura do servidor de seu blog, no trabalho intelectual do autor, colocando, em risco desnecessário os leitores, e criando ao administrador do blog o encargo de conferência da moderação de SPAMS feita pelo plugin.

Quanto ao “tráfego” que você mencionou, lamento lhe informar é gerado pelos robôs que criam as mensagens de spam, que nada mais são do que programas de computador, em máquinas sem operadores, visitando seu blog para tentar publicar os comentários maliciosos; ou seja: não há um ser humano visitando seu blog oriundo destas mensagens de spam.

Aliás. a quantidade de spams que você está recebendo é absolutamente fora do normal.

Spams são, e sempre serão, uma “praga” da internet, em todos os aspectos; e infelizmente a perspectiva para seu término não está tão próxima.

Por enquanto, só podemos nos defender.

• O tópico ‘SPAM – Vilão ou camarada?’ está fechado para novas respostas.