adsense
-
Vamos lá ver se compreendo: pago pelo domínio, pago por espaço de memória extra e se quiser personalizar coisas tão simples como a fonte e cores (que na concorrência é gratuito) tenho de pagar um extra. E NÃO TENHO O DIREITO DE PUBLICAR LIVREMENTE ANÚNCIOS ADSENSE?!!!!! Há alguém disponível para me convencer de que se trata de um bom negócio? Assim não dá…
The blog I need help with is: (visible only to logged in users)
-
Eu vejo de outra maneira:
Primeiro, não se trata de ser um “bom negócio” – o WordPress.com é um serviço gratuito, você usa se desejar, mas saiba que é considerada uma das melhores ferramentas da atualidade de publicação de conteúdo na web.
Além disso:
1- O domínio, quem recebe efetivamente seu pagamento é a entidade registradora;
2- Upgrades como espaço de “memória” (armazenamento) extra só são necessários para grandes blogs: o WordPress.com lhe fornece gratuitamente 3GB de armazenamento e banco de dados ilimitado, entre outras funcionalidades.
3- Fontes e cores, você pode muito bem alterar sem pagar nada, via Painel de edição de posts e páginas, ou mesmo por código HTML. O upgrade de CSS não é isso.
4- Como “publicar livremente anúncios adsense”, você quer dizer ganhar dinheiro com o serviço que lhe é prestado gratuitamente? Se for isso, não – e os “Termos de Uso” são claros, e prévios, você os aceita se quiser.Ainda assim, você pode, se o seu site atender a requisitos mínimos de visitação, tentar a inscrição no programa “ad Control”. Este é um recurso ainda em experimentação, aplicável a blogues com conteúdo apropriado e alto tráfego – acima de 50.000 visitas de páginas por mês.
Se seu blog atende a tais requisitos, sim, é possível requisitar a inscrição neste programa de divisão, em que são exibidos anúncios do Adsense, e a receita partilhada igualmente entre você e a empresa mantenedora do WordPress.com (importante mencionar que há um processo de seleção dos blogues, então todos podem pedir, mas talvez, por diversas razões, nem todos os blogues sejam aceitos).
Além disso, você pode utilizar o software, também gratuito, disponível no WordPress.org, em um servidor de alojamento próprio, e exibir quantos anúncios quiser, de qualquer programa de afiliados.
-
Meu caro,
Não posso ficar satisfeito com a sua resposta. Agradecia que houvesse aqui alguma honestidade intelectual. A wordpress.com não é a reencarnação do bom samaritano, aliás a wordpress.com só faz sentido integrada numa rede onde se incluem a wordpress.org e a automattic entre outras entidades empresariais. Prefiro que me digam: «Oferecemos este produto gratuitamente porque esperamos obter dividendos de uma forma indirecta». E tudo bem: alguma vez foi crime ou pecado ganhar dinheiro de uma forma honesta? Parece-me que não.
1. Exactamente como funciona o registo de um domínio no wordpress.com? Para quem reverte em concreto a verba desta operação?
2. Neste momento já gastei cerca de 50€ entre registo do domínio, serviço de mapeamento e na aquisição de mais espaço de memória (que prevejo vir a necessitar) e planeio personalizar CSS. Como estou a usar um serviço “gratuito” não posso fazer qualquer exploração comercial do meu blogue. Isto é justo?
3. Qual é ao certo o problema da wordpress.com com a adsense? É uma questão meramente filosófica ou trata-se apenas de uma natural consequência da luta pela primazia entre entidades que procuram a hegemonia pelo mesmo espaço?
4. O meu blog (quintacidade.com) não é um blog com fins lucrativos, pretende ser apenas uma plataforma de concentração e redistribuição de informação sobre um tema muito especifico. Os nossos lucros traduzem-se em bits de informação e não em cêntimos. Não pretendemos ganhar dinheiro com um serviço “gratuito”. Simplesmente, gostariamos que isto ficasse a custo zero e contávamos com uma pequena ajuda da publicidade.
5. Já usámos ficámos wordpress.org mas tivémos de passar a .com porque somos LEIGOS não estávamos para andar às voltas com o sexo dos anjos quando afinal queriamos apenas um blog. O nosso “negócio” é o conteúdo e não a forma. Às vezes, parece que os nossos generosos freaks da wordpress esquecem-se que é de pessoas assim como nós – disfuncionais informáticos – de que a blogosfera é feita.
6. Quanto à sua sugestão do programa “ad control”, devo dizer que a acho duplamente descabida: a) descabida porque o meu blog não tem nem terá nunca 50000visitas/mes (e nem pretende tal coisa, Jesus!), até porque a pertinência da informação não se mede apenas em número de visitas, mas também na qualidade desta; b) acho muito interessante que um serviço “gratuito” desenvolva um programa que vise apenas aqueles blogues potencialmente lucrativos. Não o que isto parece a vocês, a mim parece-me um acto falhado (no sentido freudiano do termo) através do qual a wordpress mostra ao que vem.
7. Mas o que impede a wordpress.com de lançar um produto concorrente ao adsense? E por que razão não pode – pura e simplesmente – cobrar uma percentagem do lucro gerado por cada um dos seus utentes que subscrevam este tipo de serviço? Eu, pessoalmente, não me importava nada de contribuir com algum, de forma directa, de modo a tornar sustentável este serviço “gratuito”.
8. Uma última pergunta: se é gratuito, então como se sustenta o serviço wordpress.com?
-
Bem, fico feliz que tenha respondido, e mais ainda, de ter uma discussão de maior desenvoltura sobre este assunto, aqui no Fórum.
Gostaria de esclarecê-lo, em primeiro lugar, que não trabalho para a Automattic ou para o WordPress.com, embora me sentiria extremamente honrado se eu o fizesse, direta ou indiretamente.
Pelo contrário, sou apenas um usuário, advogado por profissão, e me considero “leigo”, como você, em administração de servidores e assuntos afins; embora, tenho que confessar que estudar informática é algo que me atrai.
Sem qualquer pretensão, há cerca de um ano e meio, resolvi escrever meu blog, publicando dicas e assuntos que já colecionava e enviava a amigos e conhecidos.
Escolhi, após experimentar diversos serviços, a plataforma do WordPress.com.
Sem qualquer esforço neste sentido, hoje meu blog tem entre 50.000 a 120.000 visualizações de página mensais, e, entre outros que ajudo amigos a desenvolver, a soma dos blogs que administro hoje chega a um número até bem maior que isso.
Visitei seu blog e gostei muito do que vi, acho sim, que, ainda que você não queira, nem deseje visitação, pode obtê-la, pelo bom conteúdo que há por lá. Como você, nunca pretendi números, e sim primei pela qualidade do que publico, o resto, se acontecer, é um resultado natural, decorrente do poder de disseminar informação da internet.
Não acho que fui desonesto com você, muito pelo contrário, apenas exprimi meu ponto de vista que, neste caso, diverge do seu. Só isto.
Ainda assim, e independente de aleivosias assacadas contra a minha pessoa, neste caso, taxando-me de “intelectualmente desonesto” (se bem que, ainda é melhor que se me acusassem de ser “honestamente burro”), coisa com a qual já infelizmente me habituei no exercício da moderação deste Fórum – ainda que muito me esforce para que não aconteça – sinto-me compelido a responder, um a um, todas as suas indagações:
1. Como lhe disse não trabalho lá, mas não é difícil presumir com segurança que:
– A administração de domínios internacionais (exemplos: .COM, .NET., .ORG, .INFO, etc.) é regulada por uma entidade internacional, a ‘Internet Corporation for Assigned Names and Numbers” (ICANN)- http://www.icann.org/, responsável, resumidamente, por gerenciar o “Domain Name System” (DNS); e, nos EUA,a INTERNIC (http://www.internic.com/) vinculada ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos, fornece maiores informações a este respeito.
– Nem o WordPress.com, nem a Automattic, está na lista de entidades registradoras (accredited registrar” da ICANN), http://www.icann.org/en/registrars/accredited-list.html – assim, acredito que o WordPress.com apenas funcione como “reseller” de outra entidade registradora – foi o que eu quis dizer.2. O que você gastou em upgrades em seu blog, opcionais, não retira a característica do WordPress.com, de ser um serviço essencialmente gratuito, e nem lhe altera as condições de termos de uso, como bem destacado nas informações de suporte. O programa “ad control” pode vir a ser uma iniciativa à introdução, por padrão, da possibilidade do rateio de publicidade entre o autor do blog e a Automattic, em qualquer dos blogs hospedados no WordPress.com – o fato de começarem por blogs de alto tráfego pode ter outras razões, que não as financeiras, por exemplo, estudar a viabilidade da implementação disto em forma universal.
3. O WordPress.com não tem nenhum problema com adsense – a vedação é para todo e qualquer anúncio ou programa de marketing afiliado “Advertising” Não é nem uma questão “filosófica”, nem uma “luta por primazia”, como você disse – tanto que o programa “ad control” utiliza o adsense.
4. Apenas para que tenha uma ideia, em um site com cerca de 2.500 visitas ao dia, sem se utilizar de publicidade agressiva (como induzir leitores a clicarem em propaganda, inadvertidamente – ou colocar diversas inserções de publicidade por cada artigo), sua receita, pelo adsense, deve ser de cerca de uns 10 dólares ao mês, considerando uma taxa de clique de cerca de 0,50% dos usuários (média normal para ações moderadas de propaganda), e a variação do pagamento por clique do programa adsense. Como você mesmo disse que não pretende ter milhares de visitas, com este modelo de marketing, provavelmente não conseguiria o almejado “custo zero”, com relação ao investimento que fez – apenas para informá-lo.
5. Eu me considero tão leigo quanto você, e comum pouco de estudo e envolvimento, mantenho, por diversão, além de meu blog hospedado no WordPress.com, outra meia dúzia de blogs utilizando o software gratuito do WordPress.org, em um servidor de alojamento próprio. Até mesmo a maioria de servidores, hoje, possui a instalação, de maneira automática da ferramenta do WordPress, se assim você o desejar. Não é preciso ser um “generoso freak” para utilizar a ferramenta. Esta é, inclusive, a ideia que norteia o desenvolvimento do WordPress, inclusive pelos milhares de pessoas, programadores, usuários, e desenvolvedores, que contribuem com o aprimoramento da ferramenta, no melhor espírito do software livre. Dinheiro, nisto, não é o principal.
6. Como já dito acima, ter 50.000 visitas mensais não é tão difícil quanto parece, mesmo sem querer – digo por experiência própria. E o “ad control”, atualmente, é um programa experimental, nem mesmo isso lhe garantiria a adesão. Tal medida não visa “lucro”, como você afirma, mas provavelmente o estudo de viabilidade de implementar a ferramenta. Se o WordPress.com quisesse lucro, colocaria imediatamente para todos os milhões de blogs ali hospedados, e assim autores de blogs com pouco tráfego ganhariam centavos, e a Automattic ganharia 50% destes centavos, em milhões de blogs. Não seria mais “lucrativo”? O fato de não abrir o programa, assim, demonstra justamente o contrário do que você acredita.
7. Sinceramente, não sei o que impede o WordPress.com de lançar um produto concorrente ao adsense? Sua outra sugestão é exatamente a experiência do “ad control”.
8. Essa é uma ótima questão: como se sustenta o serviço wordpress.com e a Automattic, sendo o software disponível no WordPress.org também gratuito? Bem, a empresa é bem enxuta, e não possui centenas ou milhares de funcionários, como algumas por aí. Pelo contrário, há um grupo de pessoas sérias, mas que trabalha de forma livre e descontraída (http://en.wordpress.com/about/), em um modelo e filosofia de trabalho que despreza, no bom sentido, atribuições e funções pré-definidas, hierarquia e outras “manias” empresariais, desafiando, com sucesso, a estrutura tradicional de uma empresa. Ainda assim, ninguém ali finge que a empresa é mal sucedida, ou que não pretende lucrar – é óbvio. Mas isso não desnatura o fato do WordPress.com, ser em sua essência fundamental, gratuito.
A Automattic lucra com algumas inserções de publicidade ocasionalmente feitas em blogs hospedados no WordPress.com, com o serviço de hospedagem VIP (http://pt.vip.wordpress.com/hosting/), e certamente com outras ações e ideias provenientes do Matt Mullenweg (fundador da companhia) e do time de malucos que ali trabalham juntos, e indireta e conjuntamente com milhares de pessoas, usuários e programadores, que tornam a plataforma do WordPress o que é hoje.
Finalmente lhe peço, com todo o respeito, que em próximas comunicações tente não me ver como um adversário, apenas pela razão de discordar de seu modo de pensar: somos todos pessoas educadas, “editores” de blogs por aqui, e, quiçá um dia, amigos “wordpressianos”.
Quanto ao “bom Samaritano”, mencionado por você, me lembrei de uma frase dita por Margaret Thatcher: “No one would remember the Good Samaritan if he’d only had good intentions – he had money too”.
Ou seja, da mesma forma que o bom Samaritano pagou ao dono da hospedaria, e prometeu-lhe indenização futura para que cuidasse do homem que acolhera, sem que a Automattic fosse lucrativa jamais poderia oferecer e bancar o serviço de hospedagem gratuita de blogs do WordPress.com.
Assim, utilizando a mesma ironia de sua resposta, até bons Samaritanos necessitam de dinheiro. ; )
Grande abraço
- The topic ‘adsense’ is closed to new replies.