Tema Vigilance com problemas no IE6
-
Eu descobrí que o meu blog, que usa o tema Vigilance, não é apresentado corretamente no IE6. A barra lateral fica com espaçamento duplo entre os links ou então ela aparece totalmente deslocada no fim da página. Porém a apresentação é correta noFirefox, no IE7 e IE8. Alguém pode me ajudar a solucionar este problema?
http://sitiodaaninha.orgThe blog I need help with is: (visible only to logged in users)
-
-
Sim, eu concordo com você. O IE6 é arcaico.
Eu, em minha casa, faço uso do Firefox. Entretanto ainda existem milhões de usuários do IE6. Eu mesmo, quando estou na empresa onde trabalho, sou obrigado a usar o IE6 porque a empresa não quer gastar com a atualização do browser de Internet. Minha empresa é uma multinacional com mais de 100 mil funcionários no mundo. Então podemos imaginar que existem outras centenas talvez milhares de empresas no mundo ainda usando o arcaico IE6. Isso sem falar nos usuários comuns já que muita gente não se liga nessa coisa de atualizar o software. Infelizmente o mundo lá fora não é tão perfeito como podemos imaginar.
Eu já recebí reclamações de visitantes ao meu blog que não conseguem visualizar correntamente o site. E todos eram usuários do IE6. Não posso pedir para estas pessoas instalarem um outro browser. Isto seria inviável. Além do que muita gente nem se manifesta a respeito. Eu mesmo não faria isso. Se um site não está apresentável eu simplesmente pulo fora e nunca mais volto lá.
Portanto eu quero resolver este problema. Será que tem algo errado no código das páginas que faz ocorrer este problema de exibição apenas no IE6? -
Não, na verdade o problema é com o IE6 mesmo, que não suporta uma série de recursos recentes da web, afinal, tem cerca de 9 anos, desde seu lançamento.
Até mesmo o youtube, desde julho do ano passado, deixou de dar suporte a este navegador, ou seja, não garante o funcionamento neste browser: http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/07/15/youtube-anuncia-fim-de-suporte-ao-ie6-encoraja-usuarios-atualizar-seus-navegadores-web-756825027.asp
Por isso, respondi o que eu disse antes: não é um bug de seu site, é o navegador mesmo.
Ou o usuário se atualiza, ou fica com uma experiência de navegação de 9 anos atrás.
Estou ciente que muitas pessoas ainda usam este navegador, e de empresas que impedem os funcionários de atualizá-lo ou mesmo de usar um software gratuito – e todos estão, além de tudo, se expondo a potenciais problemas de segurança, pois o IE6 também é “rei” neste quesito.
Enfim, há inclusive uma grande campanha na internet pela abolição do uso do IE6, entre editores de sites, desenvolvedores e programadores, mas os usuários finais ainda insistem….
-
Eventualmente, se você puder usar um pendrive no computador de sua empresa, pode rodar um navegador portátil, como o http://portableapps.com/apps/internet/firefox_portable, e usufruir integralmente dos recursos e design de seu blog hospedado no WordPress.com, sem se restringir às limitações do IE6.
-
Realmente eu não sabia que havia tantos problemas relacionados com o IE6. Muito interessante o artigo publicado no site da Globo sobre a campanha de abolição do IE6. Mas no mesmo artigo é comentado que muitas empresas ainda mantém o IE6 como browser padrão apesar de todos os problemas de compatibilidade e de segurança. E os funcionários não podem instalar outro programa porque não tem acesso administrativo das máquinas. É exatamente o meu caso e de outros milhares, talvez milhões, de usuários pelo mundo.
Vou tentar usar o Firefox Portable instalado no pendrive para ver se funciona lá na firma. Se der certo vou repassar a dica para meus colegas de trabalho.
Entretanto ainda tenho uma dúvida.
Quando eu estava usando o IE6 lá na firma eu fiz um search de sites com o tema Vigilance para ver se outros sites apresentavam o mesmo problema de exibição. Para minha surpresa eu verifiquei que alguns sites tinham visualização perfeita no IE6 e outros, de forma semelhante ao meu site, tinham a barra lateral direita deslocada para baixo. Como se explica isso? Acho que deve existir uma diferença no código destas páginas que faz com que elas sejam exibidas perfeitamente no IE6. Se isso for verdade que diferença é essa? -
Hoje eu testei o Firefox Portable na rede da empresa e funcionou! É boa alternativa para quem trabalha em empresas que ainda insistem no uso do velho IE6. Mas não funcionou de primeira. Foi necessário fazer a seguinte configuração:
em Ferramentas selecionar Opções;
na janela Opções selecionar Avançado;
em Avançado selecionar a aba Rede;
em Rede clicar no botão Configurar Conexões;
em Configurar Conexões selecionar:
Usar configurações de Proxy do Sistema.
Clicar em OK e OK de novo.
Pronto.
Agora é só fechar o Firefox e abrir de novo e ele começará a funcionar na rede da empresa.
Detalhe: ainda não existe o Firefox Portable em português. Mas é possível instalar a versão em inglês e alterar o idioma através da extensão com o idioma pt-BR. A extensão de idioma pode ser baixada em http://br.mozdev.org/firefox/idiomas.
Neste caso a sequencia de configuração para uso em rede corporativa ficaria assim:
Tools => Options => Network => Settings => Use System Proxy Settings
Outro detalhe: talvez não seja possível baixar e instalar o Firefox no ambiente da empresa por restrição de acesso administrativo. No meu caso eu baixei o Firefox em casa e fiz a instalação em um pendrive USB no meu computador pessoal. Na empresa eu simplesmente copiei a pasta de instalação do Firefox do pendrive para uma pasta qualquer do meu computador e executei a configuração acima. E funcionou! O legal é que ele pode ser executado de uma pasta qualquer do HD para quem não quiser usar o pendrive toda hora.
O Firefox Portable pode ser baixado diretamente do seguinte endereço:
http://downloads.sourceforge.net/portableapps/FirefoxPortable_3.6.3_English.paf.exe
Muito obrigado pela dica. Vou divulgar para meus contatos. Acho que muita gente irá se beneficiar com esta informação. -
Olá,
Fico muito feliz que tenha dado certo o navegador portátil e espero que espalhe a dica entre seus amigos e conhecidos – essa é a idéia!
Quanto à exibição de sites com o tema Vigilance no IE6, e alguns que funcionavam – e outros não, bem, eu não entendo muito de códigos ou programação – quase nada, na verdade – mas pelo meu conhecimento limitado eu assumiria duas possibilidades: ou estes sites não estão utilizando funções do blog ou do tema, que especificamente causam o problema do IE6; ou nos blogs em que o problema aparece, há posts e/ou páginas com linhas de HTML “órfãs”, que podem vir a “quebrar” a formatação do blog, sendo que a barra lateral vir aparecer junto ao rodapé é um dos “sintomas” principais.
Isto ocorre, principalmente, quando se copia textos de editores (como o Word), sem se utilizar da ferramenta de importação disponível na tela de edição de posts/páginas, ou mesmo quando se extrai trechos de outros sites, por exemplo, sem se atentar para isso.
Os navegadores mais modernos conseguem, muitas vezes, corrigir este tipo de ocorrência. Talvez, pelo fato do IE6 ser muito antigo, tenha tolerância menor a estes “erros”. (mas isso é apenas uma suposição minha).
O interessante, mesmo, é abandonar de vez o IE6, e, sempre que importar textos, fazer tomando estas precauções.
Grande abraço,
- The topic ‘Tema Vigilance com problemas no IE6’ is closed to new replies.